Buona Festa Della Repubblica Italiana

Auguriamo a tutti una Buona Festa Della Repubblica Italiana!

Mensagem do Embaixador Francesco Azzarello por ocasião da Festa da República Italiana

Estou particularmente feliz por dirigir minha saudação a todos vocês, por ocasião da Festa de 2 de junho, data em que comemoramos, hoje, o 74º aniversário do nascimento da República Italiana. Uma República fundada nos valores da liberdade, da democracia, da paz, da justiça e da igualdade, que ainda hoje são a base da coesão de nossa sociedade e os pilares da ação multilateral da Itália na comunidade internacional. Valores que sempre inspiraram as relações entre Itália e Brasil, dois países unidos por um vínculo profundo, amigos fraternos inextricavelmente ligados por antepassados comuns.

Este ano, tais importantes celebrações caem em um momento particularmente complexo, devido à pandemia que envolve todos nós e que nos impede de celebrar como gostaríamos. Portanto, esta data, hoje mais do que nunca, torna-se ocasião para lembrar a esperança, a solidariedade e o dinamismo que, 74 anos atrás, guiaram os italianos na reconstrução de nosso País. São valores sempre atuais que, hoje como ontem, devem nos servir de guia na superação desse momento difícil.

Felicidades pela Festa da República Italiana!

Site: Consolato Generale D’Italia Rio de Janeiro

Mensagem do Consul-Geral da Italia no Rio – Paolo Miraglia Del Giudice

Hoje, 2 de junho comemoramos o septuagésimo quarto aniversario da Republica Italiana o fazemos num contexto de maneira muito diferentes do habitual, devido a emergência global da pandemia, que esta afetando neste momento o Brasil de forma particularmente dramática, enquanto a Itália esta lentamente, gradualmente, saindo da fase mais critica da crise enfrentando uma nova normalidade. Interpretando sentimentos de todos os italianos e da vasta comunidade ítalo-brasileira do rio desejo expressar solidariedade, proximidade e amizade fraterna ao povo brasileiro neste momento tao difícil.

E para transmitir esse sentimento de forma visível e simbólica, juntamente com uma mensagem de união e encorajamento, o icônico monumento do Cristo Redentor estará hoje com as cores das bandeiras italiana e brasileira. Pela realização dessa maravilhosa iniciativa agradeço a preciosa colaboração do Arcebispo do Rio o Cardeal Dom Orani.

Varias empresas italianas, entre as quais, a ENEL, a TIM, e a TERNIUM, demonstraram efetivamente sua solidariedade fornecendo ajuda material de saúde a população do Rio. Agradeço a todos do fundo do meu coração.

Aguardando uma rápida volta à normalidade o consulado não tem parado, prestando assistência 24 horas por dia à todos os compatriotas em dificuldade, respeitando rigorosamente todas as medidas de segurança estabelecidas pelas autoridades visando a saúde do pessoal todo. Obrigado a todos os funcionários do consulado pelo extraordinário trabalho que neste momento estão realizando com incansável dedicação .

Da mesma forma, tem continuado também a atividade cultural promovida pelo Istituto Italiano di Cultura que, mesmo em novos formatos e modos digitais está obtendo muito sucesso. Agradeço o Istituto por ter conseguido adaptar a programação cultural muito rapidamente com eficiência ao novo contexto oferecendo uma variedade de iniciativas facilmente acessíveis ao publico.

Estou portanto certo de que a Itália e o Brasil sairão desta crise mais fortes do que antes prontos para colher as inúmeras oportunidades que surgirão para fortalecer cada vez mais suas relações em todos os setores.

Viva Itália! Viva o Brasil!

Site: Facebook ItaliaNoRio