Perguntas Frequentes

Quando se trata do reconhecimento da cidadania italiana e/ou passaporte para descendentes, existem algumas perguntas que sempre recebemos no atendimento no Comites. Para facilitar aqueles que estão buscando seus direitos e querem ser reconhecidos como cidadãos italianos, respondemos algumas dessas perguntas

É necessário comprovar a descendência apresentando a certidão de nascimento, casamento e óbito a partir do italiano nascido na Itália até a pessoa interessada.

Atenção: para análise de documentos orientamos cópia simples.

Deve-se cadastrar no site do Consulado RJ (Prenota Online), confirmar o cadastro no email e após isso se agendar no setor de CIDADANIA POR DESCENDÊNCIA OU CIDADANIA POR FILHO DIRETO.

O cadastro é individual para maiores de 18 anos.

Orientamos que com 6 meses de antecedência do agendamento reunir toda a documentação a ser entregue.

No Consulado do Rio de Janeiro o reconhecimento é imediato, após a entrega da documentação e  pagamento da taxa de €300,00 (Euros).

Não temos como precisar o tempo. Consulte diretamente o seu Comune de origem.

Em cada Consulado Italiano existe uma forma de funcionamento diferente. Orientamos dirigir ao Consulado de sua circunscrição (Estado/cidade onde reside).

Quando existe uma mulher na linha de sucessão. Ou seja, de MÃE para os filhos esses tenham nascido antes de 01.01.1948, data da entrada em vigor da atual Constituição Italiana.

É necessário examinar toda a documentação para dar uma resposta.

Poderá ser solicitado após 6 meses (180 dias), através do site Prenota OnLine.

Verificar página do consulado com novas orientações.
Registro Civil

Verificar página do consulado com novas orientações.
Registro Civil