Registro Civil

O Setor de Registro Civil (STATO CIVILE) acompanha os acontecimentos mais significativos da vida do cidadão italiano e de seus familiares. O cidadão residente na circunscrição deste Consulado Geral deverá portanto sempre comunicar ao Consulado as modificações do próprio estado civil (casamento, separação, divorcio, nascimento de um filho). A entrega das certidões correspondentes a estes eventos deverá ser providenciada logo que o fato acontecer na forma requerida pela Lei Italiana.

Os residentes no Estado do Espírito Santo deverão entregar pessoalmente os atos ao Vice Consulado Honorário de Vitória prévio agendamento (clicando no link).

TRANSCRIÇÃO DE CERTIDÕES DE REGISTRO CIVIL

Depois de completar a própria ficha cadastral pelo portal institucional “FAST IT” (veja a seção “CADASTRO CONSULAR“), os cidadãos italianos são brigados por lei a declarar todas as mudanças de endereço e de estado civil que possam ocorrer.

Os residentes nessa circunscrição consular tem obrigação de transmitir a esse Consulado Geral, pelo correio, suas certidões de registro civil (nascimento, matrimônio, divórcio, óbito, etc…) para a regularização na Itália, permitindo assim a emissão de outros documentos.

NÃO É ACEITA A ENTREGA DOS FORMULÁRIOS POR MÃO PRÓPRIA JUNTO AO GUICHÊ DO CONSULADO.

Os documentos deverão ser enviados pelo correio:
Consolato Generale D’Italia
a/c Setor de Registro Civil
Avenida Presidente Antonio Carlos 40, centro
20020-010 Rio De Janeiro (RJ)

*Mais informações no site do consulado através deste link.


Informações retiradas do site do Consulado Geral da Itália RJ – Março de 2019